sábado, 14 de maio de 2016

HQS QUE INSPIRARAM BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

FONTES:-

http://cinemaevideo.com/cinema/os-quadrinhos-que-inspiraram-batman-o-cavaleiro-das-trevas/
http://panoramaimaginado.blogspot.com.br/2008/10/as-hqs-que-inspiraram-batman-begins-e-o.html

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

INSPIRAÇÕES DE =

O LONGO DIA DAS BRUXAS

Para o segundo longa, as influências foram muitas, mas a história que mais se vê refletida nas telonas é O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb e Tim Sale. Nela, Batman, Gordon e Harvey Dent se juntam contra o crime organizado na cidade de Gotham City.
Também é desta trama de Jeph Loeb o momento em que Gordon simula sua própria morte, sendo que na HQ quem se faz passar por morto, enganando inclusive o público, é Harvey Dent.
Outro momento idêntico é o incêndio da pilha de dinheiro dos mafiosos, sendo que na HQ quem põe fogo são Batman e Harvey e no filme é o Coringa, e uma das frases temas do filme: "Eu acredito em Harvey Dent". Como também mostra a origem do Duas caras.

A transformação de Harvey em Duas-Caras já havia sido mostrada em inúmeras outras histórias como O Olho de Quem Vê, de Andrew Helfer, porém, notavelmente tanto no longa de Nolan quanto em O Longo Dia das Bruxas Harvey cruza a linha por causa de uma mulher, Gilda Dent na HQ e Rachel Dawes (Maggie Gyllenhall no lugar de Katie Holmes) no cinema.)  Também de todas estas tramas da origem do Duas-Caras é que surgiu o mafioso Sal Maroni (Eric Roberts), que na HQ ficou famoso por desfigurar o rosto de Dent com ácido em pleno tribunal. Curiosamente, no início de Cavaleiro das Trevas Harvey sofre um atentado de um capanga de Sal no tribunal, com este presente, mas consegue desarmá-lo.


A PIADA MORTAL


Já em A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland, conta a origem do Coringa enquanto ele põe em prática um plano de deixar o comissário Gordon Maluco, atirando em sua filha Barbara e o torturando psicologicamente. 
O plano do Coringa (Heath Ledger) de provar que até o mais respeitado cidadão poderia enlouquecer como ele, assim como sua relação de coexistência interdependente com o Batman é de A Piada Mortal de Alan Moore. Só que no filme a vítima é Harvey Dent em vez de Jim Gordon, embora Gordon acabe sendo indiretamente também vítima do plano do Palhaço.
A CENA DO INTERROGATÓRIO TAMBÉM É DESTA HQ.

THE JOKER -


Existe uma história bem interessante envolvendo o filme Batman – O Cavaleiro das Trevas. Enquanto tentavam definir o visual do Coringa para o filme, o diretor Christopher Nolan e o ator Heath Ledger receberam da DC um exemplar de The Joker, HQ escrita por Brian Azzarello e Lee Bermejo.
Na época, a HQ já estava finalizada, mas não tinha sido lançada ainda. Tanto o cineasta quanto o ator gostaram do que viram e incorporaram o visual do Coringa na HQ para o filme e a DC, para aproveitar o hype do longa, decidiu esperar o filme estar completo para poder lançar The Joker.

O CAVALEIRO DAS TREVAS 


O conceito do Batman enfrentando Coringa e Duas-Caras em busca da própria identidade é o mesmo da HQ O Cavaleiro das Trevas do Frank Miller.
Nessa história também é mostrada a interdependência da relação Coringa/Batman com o Coringa voltando à ativa após anos, assim que o Batman sai de sua aposentadoria. Também nesta HQ é retratado o impacto que Batman tem na opinião pública de Gothan City.

BATMAN ISSUE 1 - 1940


Coringa ameaçando matar pessoas importantes de Gothan, inclusive no método por envenenamento é igual à história da primeira aparição do personagem elaborada por Bill Finger e Jerry Robinson em 1940.

BATMAN - ASILO ARKHAN

batman-asilo arkham 2

Com relação ao desenrolar da história não há semelhança entre essa HQ e o filme. O que aproxima as duas histórias, no entanto, são os intrincados conflitos psicológicos que se desenvolvem nas duas obras.



AS VÁRIAS FACES DE BATMAN -


Da fase setentista de Denny O´Neal e Neal Adams veio a base detetivesca do Batman e a substituição da caverna pela cobertura de Bruce Wayne na cidade mostrada no longa. Especificamente a mudança ocorre partir da história Três Balas e Um Mistério, onde o Robin, Dick Grayson, se mudava pro campus de sua faculdade e Batman voltava a agir sozinho. Mas a cena em que uma das vítimas é enforcada na janela do prefeito lembra a história de David V. Reed, Enforquem O Batman, que também pode ser encontrada no especial As Várias Faces de Batman da AbriL.
Essa história pode ser vista no especial em formatinho As Várias Faces de Batman da Editora Abril.

A trama do personagem Reese (Joshua Harto) e do jornalista interpretado por Anthony Michael Hall são de um arco do Batman com a Hera Venenosa dos anos 80, publicada aqui em Superamigos (a revista, NÃO o desenho!).
Na trama, Hera controlava Bruce e outros acionistas, forçando-os a entregarem as Empresas Wayne pra ela contra a vontade de Lucius Fox, enquanto corria uma trama paralela, da mesma maneira que no filme, onde Batman quase teve sua identidade secreta revelada ao vivo num programa de tv.

UM CONTO DE BATMAN DEVOÇÃO


O conceito das pessoas sem treinamento querendo imitar o Batman combatendo o crime veio de Um Conto de Batman - Devoção de Mike Barr.

AS MUITAS MORTES DE BATMAN


Já a idéia dos impostores vestidos de Batman sendo assassinados pela cidade são de As Muitas Mortes de Batman do John Byrne, que foi publicado pela Ed. Abril nas revistas Batman 1 e 2 em Formato Americano.

UM CONTO DO BATMAN - GANGUES


A corrupção policial, além de Ano Um do Miller, também é baseada em Um Conto de Batman - Gangues, a qual retrata bem como a polícia local pode cometer as piores atrocidades.

BATMAN - ANO UM


Bruce Wayne pilotando a moto todo de preto no dia do funeral do Loeb e Batman enfrentando o Esquadrão da SWAT e salvando o filho do Gordon de uma queda são cenas tiradas do final de Batman Ano Um do Frank Miller.

BATMAN ANO DOIS/FULL CIRCLE


A idéia de Bruce Wayne querendo largar o manto do Batman por uma mulher é da Fase Steve Englehart/ Marshall Rogers (que também aprimorou o lado detetive do personagem) e de Batman Ano Dois do Mike Barr. Sendo que nas histórias de Steve Englehart o par romântico de Bruce era Silver St. Cloud, a primeira mulher a fazer Batman pensar em aposentar a capa. Em Ano Dois, como já foi dito, essa honra coube a Rachel Caspian.

 A luta com o Coringa no prédio em construção é inspirada em uma história da Fase Englehart/Rogers (a qual TAMBÉM permanece inédita no Brasil), embora também lembre o duelo final entre Batman e Ceifador no mesmo cenário em Batman Ano Dois do Barr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário