Samurai X (Rurouni Kenshin) é uma série muito querida no Brasil, fazendo muito sucesso primeiro com o anime que a Globo transmitia (e retalhava para poder passar na TV Globinho), e depois com o lançamento do mangá. Mate saudades e conheça um pouca mais sobre a história do andarilhoKenshin Himura.
1 – Kenshin foi baseado em um famoso retalhador chamado Gensai Kawakami. Assim como o protagonista da série, Gensai era magro, baixinho, gentil e alguns até o confundiam com uma mulher, devido a esses fatores. Ele era mestre do estilo Shiranui Ryu (Estilo do Fogo Fátuo).
Gensai Kawakami |
2 – O autor Nobuhiro Watsuki, para a criação de alguns personagens, usou como base heróis da Marvel, Image e lutadores dos jogos da Snk.
3 - Devido a sua paixão declarada por jogos da Snk, Nohuhiro foi convidado para ser o character designer do jogo Samurai Showdown Zero.
4 - O golpe Gatotsu de Saitou, não tinha esse nome na vida real, aliás, não tinha nome.
5 - A inspiração para a criação de Sanosuke Sagara, foi o capitão da 10º divisão do Shinsenguimi, Sanosuke Harada. Sua arma de escolha era a lança, e era mestre do estilo Taneda Houzouin. Na única aparição que faz no mangá, em uma lembrança de Kenshin, onde aparecem todos os capitães do grupo, ele é caracterizado com a exata aparência de Sano.
EM ALGUMA VERSÃO DE ANIME. |
6 - O final de Sano na série, onde ele vai para a Mongólia, e virar líder de um grupo de nômades, é baseado em uma lenda que conta que Sanosuke Harada, não teria morrido na guerra Ueno, mas feito o mesmo que Sano.
7 - A Zanbatou que Sano usa, realmente existiu, e quer dizer literalmente “espada que corta cavalos”, pois sua função era matar soldados montados a cavalo, cortando os dois, no entanto, era extremamente pesada e dificil de ser manuseada.
8 - O nome de batismo de Kenshin é Shinta, que quer dizer “espírito nobre. Seijuuro mudou seu nome, quando o tomou como aprendiz, por achar um nome muito gentil para um espadachim, e o chamou de Kenshin, que quer dizer “espírito da espada”.
9 - Os pais de Kenshin morreram de cólera quando ele tinha 7 anos, e ele acabou sendo vendido como escravo. Após a caravana a qual ele pertencia, ser atacada e massacrada por bandidos, Hiko Seijuro, mestre do Estilo Hiten Mitsurugiryu, da cabo dos bandidos, e se impressiona com o garoto, o tornando seu discípulo.
10 - A capa que Seijuuro Hiko usa, de representante do estilo Hiten Mitsurugiryu, foi baseada na queSpawn usa.
11 – O velho que ajuda Kenshin na vila dos párias, que na verdade é o pai de Tomoe e Enishi, foi inspirado no mago Cagliostro, da Hq Spawn.
12 - A inspiração para o design de Jin-E Udou, o chapéu negro, foi Gambit.
13 - O vilão Arundo Akamatsu, foi baseado no personagem Ômega Vermelho. Aka quer dizer vermelho e matsu está relacionado a palavra fim, que é o mesmo sentido de ômega.
14 - Na primeira aparição de Misao, ela usa um pano exatamente igual ao que Nakoruru de Samurai Showdown.
15 - As inspirações para o design de Fuji foram os gigantes do filme Nausicaa e o Eva-01.
16 - Isurugi Raijuuta é provavelmente baseado em Magneto ou Mercúrio.
17 - Mumyoi Yatsume foi inspirado em três personagens: Venom, Carnage e Wolverine, quando estava sem o adamantium e usando uma mascára, que você pode ver aqui.
18 - Segundo Yatsume, ele endurecia os dentes com cinzas de ossos e os afiava, além de usar as técnicas de alongamento de membros do seu clã. Todos seus membros são 50 por cento maiores que o de uma pessoa normal, com exceção do braço esquerdo, que é duas. Sua língua comprida é de nascença.
19 - Os espinhos que Otowa usa como ornamento em seu quimono, e que também servem como arma, são inspirados da capa do Sr. Sinistro.
20 - O visual de Kujiranami foi inspirado no vilão Apocalypse.
21 - O conceito inicial para Banjin, é que ele fosse um especialista em artes marciais variadas das forças armadas, que usasse um uniforme camuflado. Como Watsuki viu que isso não existia na época que a história se passa, optou pelo personagem que conhecemos.
22 - A personalidade de Banjin é baseada na do personagem Kazama Kazuki de Samurai Showdown.
KAZUMI KAZAMA |
23 - O lema de Saitou é “Aku-Soku-Zan”, o mal imediatamente eliminado.
24 - A luta entre Anji e Sano era para ser bem maior, mas precisou ser diminuída. Nobuhiro queria que o monge sofresse uma parada cardíaca, por receber o Sanjuu no Kiwami (o triplo extremo de Sano).
25 - Watsuki tinha a intenção de usar Anji em uma história futura, onde ele se sacrificaria para salvar crianças, assim, atingindo sua redenção, mas não teve essa chance.
26 – Houji, foi criado com o mutante Forge em mente. A aparência não é a mesma, mas as funções de suporte aos grupos que fazem parte, se parecem.
27 – A técnica (totalmente irreal) de Hanya, consiste em ele usar seu corpo anoréxico para poder planar sobre o campo de batalha em um protótipo de asa delta, jogando dinamite e acertando os inimigos com uma faca atada em seu pulso.
28 – Henya foi inspirado em dois personagens: 002 do mangá Cyborg 009 e Freak, da Hq Spawn.
29 – Nobuhiro Watsuki foi assistente de Takeshi Obata e tem grande admiração por ele. Entre as obras de Obata estão Death Note, Hikaru no Go, Blue Dragon Ral Grad e Bakuman, além de ser o character designer do jogo Castlevania Judgment. Takeshi trabalha sempre em dupla, pois ele apenas desenha as histórias, necessitando assim de um escritor para trabalhar em conjunto.
30 - A esposa de Watsuki, coincidentemente, se chama Kaoru.
31 - As obras de Nobuhiro que foram serializadas além de Rurouni Kenshin, foram Gun Blaze West, que terminou prematuramente, com o tema velho oeste; Busou Renkin que teve dez volumes, que fala de alquimia de uma maneira diferente de Full Metal Alchemist; e atualmente publica Embalming – Another Tale of Frankenstein, junto com sua esposa, baseado na obra mais famosa de Mary Shelley.
32 – Watsuki teve dois assistentes que o ajudaram enquanto Rurouni Kenshin era serializado, que se tornaram extremamente famosos: Eiichiro Oda, autor de One Piece e Hiroyuki Takei, criador deShaman King.
33 – Gein, o personagem que controlar os Iwanbou, é inspirado no serial killer norte americano Edward Gein, que foi inspiração para o vilão caçado por Jodie Foster, ajudada por Anthony Hopkins,em Silêncio dos Inocentes.
34 - A espada de Shishio se chama Mugenjin, e, ao invés de lâmina, tem serras, na quais, fica impregnada a gordura dos homens que ele mata, permitido assim, que ele deixe a katana em chamas.
35 - Foi Enishi que vendeu a Shishio, a fragata “Purgatório”.
36 – Soujirou Seta, foi inspirado no capitão da primeira divisão do Shinsegumi, Souji Okita, que morreu jovem, de tuberculose.
37 - Perto do final da série, após lutar com Gein e matá-lo, Aoshi acha o seu propósito na vida, que se estenderia como uma missão para a Oniwabanshu: eliminar todo conhecimento prejudicial e maligno que a humanidade não deve possuir.
38 - Depois da saga de Enishi, haveria mais uma, chamada “Saga de Hokkaido” mas Watsuki resolveu terminar o mangá.
39 - Na saga de Hokkaido, era prevista a volta de Soujirou, se juntando ao grupo de Kenshin, para expiar seus pecados, e a participação do capitão da segunda divisão do Shinsegumi, Shinpachi Nakagura.
40 - Um dos planos que Shishio tinha para o Japão, depois que o conquistasse, era torná-lo um país com tecnologia de ponta para a época. Ele pretendia implantar o uso de petróleo no país.
41 - As técnicas de Shishio são: Homura Dama, Guren Kaina e Kaguzuchi.
42 - A velocidade de Kenshin, é considerada a “velocidade divina”, a qual, os olhos de uma pessoa normal não consegue acompanhar, mas a de um espadachim poderoso sim. A Supressão do Espaçode Soujirou, é um nível acima da velocidade divina, pois o olho humano não consegue acompanhar.
43 - A gola da roupa de Yumi, foi inspirada nos trajes de Morrigan, de Darkstalkers.
44 - A técnica Guren Kaina, de Shishio, foi inspirada em um golpe de Kazuki de Samurai Showdown.
45 - Os Iwanbows número 1 e 2, foram baseados nos vilões da Marvel, Blob e Mojo, além de um toque dos personagens Victor e Sasquatch de Darkstalkers.
46 - Já o Iwanbow 3, foi baseado no Hulk da Era de Apocalypse.
47 - O estilo Kamiya Kasshin-ryu, foi criado pelo pai de Kaoru, Koshijiro Kamiya, depois de ver todos os horrores da guerra e segue os princípios do Katsujinken, ou seja, “Espada Para a Vida”.
48 - Já grande, Yahiko se torna um respeitado e poderoso espadachim, mestre em aparar golpes de espada com os dedos, como visto em “A Sakabatou de Yahiko”. Ele tem uma relação amorosa comTsubame e os dois vivem juntos.
49 – Kenji Himura, filho de Kenshin e Kaoru, é treinado pelo mestre do pai, Hiko, e é um espadachim extremamente talentoso, no entanto é tão arrogante e confiante quanto Shishio.
50 - A espada de lâmina invertida que Kenshin porta, a Sakabatou, nunca existiu.
51 - O ideograma que Sano usa em sua roupa, quer dizer Aku (mal).
52 - Kenshin passou a primeira parte da guerra contra o Xogunato, como retalhador, matando pessoas importantes do governo. Após o evento onde Tomoe morre, ele passa a ser um guarda costas para membros importantes da facção monarquista.
53 - A cicatriz em forma de X em seu rosto, foi feita pelo noivo de Tomoe, que Kenshin matou, e por Tomoe, antes dela morrer, pelas mãos do retalhador também.
54 - A frase a qual melhor demonstra o caráter de Saitou, é quando ele diz a um figurão do governo,Shibumi, que o tenta subornar: “Você pode domesticar uma cachorro com ração, um homem com dinheiro, mas nada pode domar um Lobo de Mibú!”
55 - Watsuki se inspirou em Abraham Lincoln para desenhar o primeiro ministro japonês,Toshimichi Okubo, QUE REALEMTEN EXISTIU.
56 - KURAMA personagem de YU YU HAKUSHO pode ter inspirado o visual de Kenshin Himura, em um episódio do torneio das trevas Kurama fica com uma cicatriz em forma de X.
A ESQUERDA KURAMA - A DIREITA KENSHIN
57 - HYOTTOKO FOI INSPIRADO NO HULK DA MARVEL.
58 - AOSHI TEVE SEU VISUAL INSPIRADO TAMBÉM NO GAMBIT.
59 - AOSHI FOI BASEADO EM Hijikata Toshizō .
60 - KAWAJI TOSHIYOSHI FOI TAMBÉM UMA PESSOA REAL.
61 - HAJIME SAITOU TAMBÉM É UMA PERSONAGEM REAL
62 - SOUZOU SAGRA TAMBÉM É UM PERSONAGEM REAL.
63 - SOUJI OKITA TAMBÉM É UM PERSONAGEM REAL.
64 - JIN-EN E SHISHIO SÃO BASEADOS EM SERIZAWA KAMO
65 - O anime de Samurai X é consideravelmente extenso, mas nem sempre a ideia original foi essa. O criador do mangá, Nobuhiro Watsuki pretendia produzir uma série curta. A história original imaginada pelo autor, Kenshin abandonaria o dojo Kamiya voltando a vagar pelo Japão. A imagem da partida seria a mesma utilizada por Watsuki na despedida de Kenshin de Kaoru, na saga de Kyoto. Mas o sucesso na Shonen Jump felizmente fez com que o autor estendesse a história.
66 - Assim como Goku, Kurama, Naruto e outros personagens de animes famosos, Kenshin também foi dublado originalmente por uma mulher. Fazer a voz de Kenshin foi o primeiro trabalho de Susukaze Mayo que também canta a música Namida Wa Shitteiru do segundo encerramento da série animada. E como eu disse, é uma prática bastante comum. Aqui no Brasil também existem casos de mulheres dublando homens, mas geralmente crianças, mas por exemplo, a voz do Cebolinha é feito por uma mulher, a voz de Angemon no Brasil também é dublada por uma mulher.
67 - Muitas pessoas não reconhecem quando ouvem o nome Rurouni Kenshin (Andarilho Kenshin), exatamente por terem conhecido o anime apenas pelo nome de Samurai X. Nos Estados Unidos apenas o anime ficou conhecido como Samurai X, e o mangá foi lançado com o nome "correto": Rurouni Kenshin. Mas o autor, Nobuhiro Watsuki gostou deste nome "errado", por isso, usou este nome na obra seguinte "Busou Renkin" como uma Busou Renkin: Sword Samurai X, que é uma arma de alchemia que pertence ao personagem HUISUI HAYASAKA.
68 - Nem sempre uma determinada cena de anime ou uma saga sai como planejada originalmente, e na maioria das vezes isso se dá a decisões criativas, ou até mesmo impecílios das produtoras, mas às vezes o motivo é bem mais simples. Por exemplo, na saga de Kyoto, Watsuki pretendia fazer a luta na Fragata Purgatório (Heigoku) ser mais longa, o que deixaria os espectadores muito mais felizes, mas o que acontece é que devido ao fato da fragata ter sido muito difícil e complicada de desenhar a luta acabou tendo que ser encurtada.
69 - Muitos de nós conhecemos Samurai X quando passava na TV aberta pela Rede Globo, e alguns outros conheceram quando o anime foi exibido pelo Cartoon Network. Na exibição da Globo, várias cenas violentas foram cortadas devido à Classificação Indicativa, inclusive eu mesmo vi cenas recentemente que eu não lembrava de ter visto na Globo agora que estou revendo na Netflix, como por exemplo quando Saito encrava a espada na cabeça de um dos soldados de Shishio no vilarejo abandonado. Além disso os episódios referentes aos arcos do Jinputtai (15 e 16), Raijuuta (19 a 21), viagem de trem a Yokohama (22), pirata Shura (25 a 27) e na saga do Shishio os episódios 28 a 32, que compreendem a luta de Kenshin contra Saitou, a morte de Ookubo nas mãos de Soujirou e os episódios que antecedem a aparição de Makoto Shishio na série, eles não foram exibidos na emissora, ficando inéditos até o Cartoon Network os exibir entre setembro e novembro de 2001. Também teve os episódios 38 a 40 que foram editados como um único capítulo. Depois disso a saga de Shogo Amakusa foi exibida até o episódio 75, dessa forma sem ter seu final exibido. Além disso, os três últimos arcos de história ("Kaishuu Katsu", "Cavaleiros Negros" e "Feng Shui") permaneceram inéditos no Brasil até meados de 2002, quando foram exibidos pelo Cartoon Network.
Nenhum comentário:
Postar um comentário