Dragon Ball Super Broly, saiu, e eu fui ver o antigo filme do Broly, pois é, eu fiz e postei a crítica sobre o filme citado, no mesmo dia em que estou escrevendo esta critica do filme antigo, só não sei se postei no mesmo dia ou não, vai que eu tenha preguiça e só termine depois... enfim... Agora, devido ao lançamento deste filme, decide voltar para o filme original do personagem, e fazer a crítica deste, então com vocês: BROLY, O LENDÁRIO SUPER SAIYAJIN!!
O demônio em pessoa. |
De todos os filmes, Ovas, especiais, esse filme de DragonBall talvez seja uma das 3 melhores produções, baseadas/ adaptadas/ inspiradas na obra original que mais se destaca, e que criou um dos vilões mais interessantes da saga, para muitos um monstro destrutivo cheio de músculos, para outros um vilão com uma motivação ligada ao choro do protagonista, para mim o vilão e personagem mais diferente de toda a história da série.
Se você leitor, que por algum milagre na tua vida vê esse blog, viu ou não, a minha teoria sobre a mente do Broly, e como a sua personalidade no filme (para mim) está intercalada com um trauma mental, causado por trauma físico enquanto ouvia o choro do pequeno Kakarotto, explicando de forma firme e direta sobre das informações dadas pelo filme. Embora para muitos Broly seja visualmente impactante, mas profundamente fraco, é por isso que eu tenho uma visão totalmente diferente desse filme com relação as outras pessoas, e por isso que eu gosto tanto dele, o problema é que o filme enfatiza nesse choro do Goku, e não nos dá uma possibilidade de pensar que Broly realmente seja, por sua vez, doente, ou com dupla personalidade devido a esse evento.
O momento que ninguém chegou a pensar. |
O filme tem a premissa, da criação de um novo planeta Vegeta, ao passo que Paragus viaja a Terra para assim atrair o príncipe Vegeta para que ele assuma a sua posição de rei e derrote o Lendário Super Saiyajin que surgiu neste planeta e está destruindo tudo. Pois bem, não estou aqui para comparar com os outros filmes da série, mas de fato é uma história bem interessante neste inicio, e não só isso, personagens inesperados também vão dentro dessa aventura, como o Mestre Kame, Trunks do Futuro, Kuririn e até mesmo Oloong, além dos já esperados, Gohan e claro Goku, por meio do Senhor Kaiô, além disso obtém-se também o aproveitamento, apesar de curto, de outros personagens, que se não tem um destaque na trama nos dá uma sensação cômica, quando aparecem, como a Chi Chi.
Personagens clássicos, tem sua marca no filme. |
Toda essa premissa de um novo planeta Vegeta é bastante cativante, acertando em cheio na história contada, e tudo fica cada vez melhor com o passar do enredo ao qual revela o segredo sombrio do passado de Broly e seu pai. Aqui temos um respeito muito respeito ao conteúdo original da série, coisa que realmente é dificil, raro em um obra paralela da saga, temos portanto uma origem de dois personagens que tem ao mesmo tempo relação com Goku e Vegeta, que são realmente o contra ponto, Vegeta é o motivo da vingança de Paragus contra o Rei Vegeta que pelo seu filho ter um grande poder de luta foi colocado a morte em uma tentativa de assassinato, mas o assassino era tão merda que não conseguiu matar um bebê, nem com uma facada no estomago, enquanto Broly, como dito anteriormente, tem todo esse trauma com o Goku.
Broly e seu trauma ligado ao choro de Kakarotto. |
Os vilões aqui tem grandes motivações e suas personalidades bem definidas, exceto o Lendário Super Saiyajin, Broly, e a ideia de concepção é feita a partir de um plano de Paragus para que esse mesmo novo planeta seja destruído e assim, junto com seu filho se possível assuma o controle da terra, agora desabitada, mas ele realmente não esperava que o trauma de Broly ficasse tão fora de controle, e tudo fosse por água abaixo.
Para completar temos referência a Jornada para o Oeste, o contro que inspirou Dragonball, com o uso da tiara que controla Broly, uma grande dose de humor utilizando personagens clássicos, mesmo com tudo indo para o momento épico da batalha final, é interessante ver a participação dos personagens secundários na trama, Trunks e Gohan investigando todo planeta em busca de respostas nessa situação estranha, Mestre Kame e Oloong fazendo bobagem, Kuririn aparecendo e sumindo do nada, Broly demonstrando sua real face, e um dos momentos mais emblemáticos do filme, Vegeta com medo de lutar, com medo da lenda do Lendário Super Saiyajin, indestrutível e com poder ilimitado com assim era na série.
Vegeta, em seu melhor momento do filme. |
A luta do filme, aliás, é bem demonstrada toda a diferença do poder de um Lendário Saiyajin para os demais, Broly antes quieto e timido, rapidamente se torna uma montanha de musculos e uma grande máquina de matar, enquanto todos arriscam suas vidas na luta e não teem a menor chance, fica claro que os personagens não tem para onde ir e o que fazer, apesar de tudo contra eles, eles tentam de tudo, até mesmo Piccolo que aparece do nada e dá uma lição de moral em Vegeta, uma das melhores cenas do filme, ou seja os personagens são todos aproveitáveis, e todos estão numa mesma posição, o desespero é visto e não se tem saída e Vegeta é o único que entende isso realmente, só acho estranho o fato de Kuririn, Oloong e Kame desaparecer da batalha final do nada. Realmente o filme nos dá uma sensação de que não tem como derrotar Broly, mas aí ao fim, tem uma grande forçada, demais que simplesmente não cai a ficha daquilo que aconteceu.
Uma grande lição de moral. |
Mas até chegar a este ponto, aproveitamos uma batalha realmente ao nível da série Z, composto por músicas da série, entretanto se tem algo ruim do filme que possa dizer, tem sim, então vamos a elas: o desaparecimento dos personagens no meio da batalha final, a falta de uma trilha sonora marcante, acredite a mais impactante é a música cantada por Kuririn na dublagem kkk, e a sua resolução forçada.
E para não deixar apenas com essas informações, por que eu acho esse um grande filme de Dragon Ball? simples, vamos aos fatos: Respeito ao universo da série, até Bardock é citado e diretamente para Goku, reaproveitamento da lenda do Lendário Super Saiyajin, a psiquê de Broly (para mim um dos personagens mais complexos de toda a franquia), a origem das motivações dos vilões e a resolução do arco do Paragus, o reaproveitamento dos personagens clássicos dentro deste enredo, apesar de toda a desvantagem e sua aparição ser eficaz para o desenvolvimento da trama e não luta em si, mesmo com o desparecimento de alguns, e outro fator determinante para isso, é ver que este filme simplesmente pega alguns aspectos dos melhores fillers de DragonBall Z, que é a representação da vida em sociedade destes personagens que amamos, que nos mostram situações completamente hilárias, como diria Goku: meus passamentos são leitura e esportes kkk.
A vida em sociedade de DragonBall. |
O roteiro interessante e relativamente simples dá um novo ar para os filmes de DBZ nessa época, principalmente pelo respeito ao universo, claro que tem erros que podem ser constatados, como Piccolo aparecendo em um planeta distante do nada, mas isso é contornado por uma frase, o que nos faz relevar, é uma produção que não se tem um super capricho em nenhum aspecto, técnico ou aprofundando todos os personagens, até mesmo pela limitação da época, o formato dos filmes em geral de DBZ na época, como também pela falta de necessidade ao meu ver de aprofundar todos os personagens no filme, e apenas pincelando momentos para cada um deles ao qual o telespectador poderá captar com teorias e además caso queira, afinal era um filme spin-off da saga que ganhou status cult graças ao poder inimaginável de seu vilão considerado profundamente fraco. Para mim realmente o grande impacto deste filme, se chama Broly, porque ele trabalha um personagem da franquia DBZ de forma totalmente diferente e inusitada, pense bem sobre este personagem, muitos acham ele apenas as duas características citadas anteriormente, mas para mim é algo sensacional, enquanto para outros tudo que é diferente em Dragon Ball é motivo de chacota, não a toa sua popularidade foi tanto que uma nova versão da história do personagem foi feita e colocado no canon da franquia. Mas qual delas será melhor?
NOTA: 9/10
E então, agora, você consegue ver o Broly Original, com outros olhos, ou ainda assim é um personagem considerado ruim? Leia a matéria sobre o truma do Broly, será uma complementação desta crítica. Link aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário