Super Mario Bros. - O script não utilizado de 1991
Este post pode ser um pouco heterodoxo. Mas esses tipos são os mais interessantes, de qualquer forma. Como muitos fãs de videogames sabem, em 1993, uma adaptação para o filme " Super Mario Bros. " foi feita com base no roteiro de 93 de Parker Bennett, Terry Runte e Ed Solomon, mas enganou os fãs de maneira tão épica que Parecia mais "The Crow" do que "Super Mario". Mas poucos fãs de videogames sabem que havia mais um roteiro inédito para o filme, escrito por Tom S. Parker e Jim Jennewein em 1991. Graças ao site dirigido por Ryan Hoss, smbmovie.com, as pessoas puderam baixar o script original e realmente lê-lo - e sem dúvida, eu era um deles. O roteiro original é tão diferente do filme de 1993 que nem se pode começar a compará-los e se perguntar "E se?". O roteiro de 1991 teria feito um filme melhor do que no final? Essa foi a mesma coisa que eu me perguntei, então decidi fazer uma revisão especial para compará-los.
Por um lado, este roteiro é muito mais verdadeiro para o mundo "Super Mario", misturando fantasia e comédia, incorporando muitos personagens do jogo na história, fazendo com que os dois heróis tenham bigode e macacão o tempo todo, mas tem algumas arestas "ásperas". Para começar, a abertura é quase idêntica ao filme, exceto que o bebê não é na verdade um ovo, mas um bebê, e que é carregado por um homem velho, não por uma mulher. Há uma piada levemente cínica, mas boa, que dá a esse script um ponto positivo sobre a abertura do filme: a saber, assim como o velho conseguiu trazer o bebê em segurança para o Brooklyn e fugir, ele é confrontado por Koopa e seu capanga. Koopa grita de uma maneira muito ameaçadora: "Onde está o bebê, meu velho? Diga-me ou sentirá dor!", que assusta tanto o homem que ele morre de um ataque cardíaco. Koopa é então surpreendido e acrescenta: "... eu espero que não tenha sido algo que eu disse". A abertura para Mario e Luigi começa bem, com Luigi desarrumando um banheiro de apartamento e Mario saindo dizendo: "Eu deixo você sozinho por 10 minutos e você faz um trabalho de 1 hora em um trabalho de 3 horas!". Mas é aí que os pontos positivos do script terminam por um tempo. Ou seja, por algum motivo, Mario aparece como um idiota total. Ele está sempre mal-humorado, tem um resmungo contra o irmão o tempo todo e é quase um pessimista total. A pior ideia era que ele tivesse algum dinheiro com a máfia - esse é basicamente o ponto baixo da história. É completamente inapropriado. Além do mais, não há nenhum senso de camaradagem entre Mario e Luigi. Mario o trata como uma terceira roda na maior parte da história e está errado. Assim, o ponto positivo para o segmento de abertura do Brooklyn vai para o filme que foi muito mais divertido e de boa índole: apesar de algumas diferenças entre Mario e Luigi, você sempre pode sentir sua lealdade mútua. O Mario de Bob Hoskins era charmoso e dificilmente se podia imaginar que ele fosse tão rabugento quanto no roteiro.
Depois que os dois heróis entram em um tubo para salvar Hildy, a princesa da história e o interesse amoroso de Luigi, eles chegam a uma nova dimensão, em um mundo onde Koopa quer se coroar como o novo rei. Curiosamente, Koopa pega Hildy no Brooklyn disfarçado de humano, mas seu colega mágico Beedleman o transforma de volta em um lagarto gigante. Em um diálogo entre Beedleman e Koopa, descobre-se que a motivação do réptil gigante para tudo isso é porque seu "pai permitiu que sua terra fosse aproveitada", razão pela qual ele pretende casar com a princesa e se tornar rei, para que ninguém Atreva-se a tirar qualquer coisa dele novamente. O personagem da princesa não é especialmente bem escrito, mas ela tem seus momentos, como quando ela diz isso a Koopa: "Você não é meu tipo ... Você nem é minha espécie!"
Em um toque de fé, Mario, Luigi e Toad são enviados pelo Mago Woltan em uma missão para ir à "caverna sem retorno" e provar que eles são os escolhidos que vão se livrar da terra de Koopa. Em uma cena especialmente elaborada que muitos gostariam de ver ser feita, um acampamento onde trabalhadores escravistas Toadstoolianos atiram pás cheias de frutas do dragão, Mario, Luigi e Sapo saltam em um carrinho preso a uma corda e descem a montanha. Quando o martelo bros. segui-los em outro carrinho e cortar a corda com seu machado, há uma perseguição pura onde eles continuam correndo na estrada, mas o carrinho do martelo cai em uma árvore, enquanto o carrinho do trio cai em um toco, do qual uma bruxa mostra e esconde-os dos capangas do Koopa, mas dá a Mario o "beijo mais suculento da história do cinema", como diz o roteiro, em troca.
O roteiro é de alguma forma ambíguo. Por um lado, oferece alguns momentos muito interessantes, mas por outro lado parece que alguns desses momentos foram apenas parcialmente explorados (os poderes especiais realmente aparecem na história, mas apenas uma vez quando Luigi ganha uma folha e ganha a habilidade para voar a fim de salvar o Sapo de cair no buraco, mas tudo permanece apenas nisso.Que oportunidade perdida: imagine se Mario e Luigi tivessem todos os poderes à sua disposição?). Os produtores provavelmente estavam preocupados que todo o orçamento pudesse explodir, e é por isso que abandonaram esse roteiro. O filme '93 tinha um orçamento de $ 42.000.000 e imediatamente me lembrei do filme de fantasia de Jim Henson 'The Labyrinth', de 1986, onde os autores criaram um pequeno mundo fascinante que mostrava uma semelhança com o mundo de Super Mario que era espantoso. para baixo à direita para alguns dinossauros procurando Yoshi em algumas cenas. É ainda mais surpreendente que o orçamento de "Labyrinth" tenha sido apenas 25.000.000 dólares, quase metade do "Mario's".
O filme '93 tinha muitas coisas contra, mas pelo menos tinha duas coisas: era um 'prazer culpado' e foi divertido, e foi por isso que recebeu 5/10 de mim. Este roteiro é pesado, mas como um todo é melhor e provavelmente teria feito um filme de 6/10, talvez até um 7/10, se foi dirigido da maneira correta. Se eles decidirem refazer o filme de Mario, esse roteiro de 115 páginas seria um bom ponto de partida.
Por um lado, este roteiro é muito mais verdadeiro para o mundo "Super Mario", misturando fantasia e comédia, incorporando muitos personagens do jogo na história, fazendo com que os dois heróis tenham bigode e macacão o tempo todo, mas tem algumas arestas "ásperas". Para começar, a abertura é quase idêntica ao filme, exceto que o bebê não é na verdade um ovo, mas um bebê, e que é carregado por um homem velho, não por uma mulher. Há uma piada levemente cínica, mas boa, que dá a esse script um ponto positivo sobre a abertura do filme: a saber, assim como o velho conseguiu trazer o bebê em segurança para o Brooklyn e fugir, ele é confrontado por Koopa e seu capanga. Koopa grita de uma maneira muito ameaçadora: "Onde está o bebê, meu velho? Diga-me ou sentirá dor!", que assusta tanto o homem que ele morre de um ataque cardíaco. Koopa é então surpreendido e acrescenta: "... eu espero que não tenha sido algo que eu disse". A abertura para Mario e Luigi começa bem, com Luigi desarrumando um banheiro de apartamento e Mario saindo dizendo: "Eu deixo você sozinho por 10 minutos e você faz um trabalho de 1 hora em um trabalho de 3 horas!". Mas é aí que os pontos positivos do script terminam por um tempo. Ou seja, por algum motivo, Mario aparece como um idiota total. Ele está sempre mal-humorado, tem um resmungo contra o irmão o tempo todo e é quase um pessimista total. A pior ideia era que ele tivesse algum dinheiro com a máfia - esse é basicamente o ponto baixo da história. É completamente inapropriado. Além do mais, não há nenhum senso de camaradagem entre Mario e Luigi. Mario o trata como uma terceira roda na maior parte da história e está errado. Assim, o ponto positivo para o segmento de abertura do Brooklyn vai para o filme que foi muito mais divertido e de boa índole: apesar de algumas diferenças entre Mario e Luigi, você sempre pode sentir sua lealdade mútua. O Mario de Bob Hoskins era charmoso e dificilmente se podia imaginar que ele fosse tão rabugento quanto no roteiro.
Depois que os dois heróis entram em um tubo para salvar Hildy, a princesa da história e o interesse amoroso de Luigi, eles chegam a uma nova dimensão, em um mundo onde Koopa quer se coroar como o novo rei. Curiosamente, Koopa pega Hildy no Brooklyn disfarçado de humano, mas seu colega mágico Beedleman o transforma de volta em um lagarto gigante. Em um diálogo entre Beedleman e Koopa, descobre-se que a motivação do réptil gigante para tudo isso é porque seu "pai permitiu que sua terra fosse aproveitada", razão pela qual ele pretende casar com a princesa e se tornar rei, para que ninguém Atreva-se a tirar qualquer coisa dele novamente. O personagem da princesa não é especialmente bem escrito, mas ela tem seus momentos, como quando ela diz isso a Koopa: "Você não é meu tipo ... Você nem é minha espécie!"
Em um toque de fé, Mario, Luigi e Toad são enviados pelo Mago Woltan em uma missão para ir à "caverna sem retorno" e provar que eles são os escolhidos que vão se livrar da terra de Koopa. Em uma cena especialmente elaborada que muitos gostariam de ver ser feita, um acampamento onde trabalhadores escravistas Toadstoolianos atiram pás cheias de frutas do dragão, Mario, Luigi e Sapo saltam em um carrinho preso a uma corda e descem a montanha. Quando o martelo bros. segui-los em outro carrinho e cortar a corda com seu machado, há uma perseguição pura onde eles continuam correndo na estrada, mas o carrinho do martelo cai em uma árvore, enquanto o carrinho do trio cai em um toco, do qual uma bruxa mostra e esconde-os dos capangas do Koopa, mas dá a Mario o "beijo mais suculento da história do cinema", como diz o roteiro, em troca.
O roteiro é de alguma forma ambíguo. Por um lado, oferece alguns momentos muito interessantes, mas por outro lado parece que alguns desses momentos foram apenas parcialmente explorados (os poderes especiais realmente aparecem na história, mas apenas uma vez quando Luigi ganha uma folha e ganha a habilidade para voar a fim de salvar o Sapo de cair no buraco, mas tudo permanece apenas nisso.Que oportunidade perdida: imagine se Mario e Luigi tivessem todos os poderes à sua disposição?). Os produtores provavelmente estavam preocupados que todo o orçamento pudesse explodir, e é por isso que abandonaram esse roteiro. O filme '93 tinha um orçamento de $ 42.000.000 e imediatamente me lembrei do filme de fantasia de Jim Henson 'The Labyrinth', de 1986, onde os autores criaram um pequeno mundo fascinante que mostrava uma semelhança com o mundo de Super Mario que era espantoso. para baixo à direita para alguns dinossauros procurando Yoshi em algumas cenas. É ainda mais surpreendente que o orçamento de "Labyrinth" tenha sido apenas 25.000.000 dólares, quase metade do "Mario's".
O filme '93 tinha muitas coisas contra, mas pelo menos tinha duas coisas: era um 'prazer culpado' e foi divertido, e foi por isso que recebeu 5/10 de mim. Este roteiro é pesado, mas como um todo é melhor e provavelmente teria feito um filme de 6/10, talvez até um 7/10, se foi dirigido da maneira correta. Se eles decidirem refazer o filme de Mario, esse roteiro de 115 páginas seria um bom ponto de partida.
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