CASTLEVANIA CONTINUA SURPREENDENTE AO MENOS PARA MIM, ENQUANTO OS FÃS RAÍZES SE DEBATEM PELAS DIFERENÇAS DO MATERIAL ORIGINAL.
Castlevania volta para a terceira temporada, não como uma temporada em que grandes acontecimentos irão acontecer, e nem seguindo fielmente os games para decepção dos fãs mais raiz da franquia, mas como um processo de preparação para a quarta temporada, já confirmada pela Netflix.
A nova temporada de Castlevania está sendo considerada uma decepção por parte dos fãs mais raiz da obra, simplesmente pela coragem que a série teve de seguir um caminho totalmente diferente da obra original, então tudo de praticamente novo feito por essa temporada foi totalmente criticada com argumentos próprios e até mesmo sem uma analise técnica mais aprofundada, embora eu não esteja dizendo que não avaliaram, mas que sim não foi olhado os dois lados da moeda e apenas um lado, visando seus interesses pessoais, conhecimentos próprios e desejos pessoais como fã querendo service. A minha vontade aqui é de escrever e escrever muito sobre a série e fazer uma análise geral desta temporada, mas não creio se estou com muito saco para isso, pois acabei de redigir uma análise de 14 parágrafos de Saintia Sho, enfim vou fazer o possível... e talvez demore do dia que iniciei essa esse review para o dia que esteja realmente postado no Blog.
Desde que vimos o fim da segunda temporada, já saberia que a terceira teria elementos bastante diferentes dos games, afinal Isaac estava sozinho, Alucard também ficou sozinho para proteger o castelo e a casa dos Belmont, Trevor e Sypha continuaram seguindo sua vida, e Hector havia se tornado servo de Carmilla. A partir daí estava criado todos os pontos que seriam trabalhos na terceira temporada, agora não entendo o que os fãs esperavam já que estes pontos já estavam bem explícitos ao fim da anterior, e aqui foram apenas trabalhados para preparação da possível quarta. Sendo assim essa nova temporada se divide exatamente nestes quatro núcleos distintos... Portanto este review irá separar-se nessas 4 campanhas diferentes, e um tópico sobre os aspectos técnicos que eu não sou lá um grande avaliador desse quesito. Só lembrando que praticamente todas as minhas críticas são feitas de acordo com a observação de outras críticas, ou seja, eu procuro ter a minha visão e também observar a visão de outras pessoas, para por assim resultar em um choque e contraponto de ideias, afinal não estou dizendo que a opinião da pessoa está errada, mas sim dar um contraponto a ideia vista pelo crítico e entregar uma outra forma de se analisar tal situação e o seu por quê.
ARCO ALUCARD
Começando pelo arco do Alucard, é o arco que menos acontece coisas de fato, nós acompanhamos o personagem agora em uma eterna solidão, levando uma vida pacata, afinal seus amigos e toda sua família já não estão mais com ele. É com Alucard que temos algumas novidades sobre o universo de vampiros fora da transilvânia, por exemplo o Japão com uma condessa ao qual apareceu na segunda temporada e eu com certeza não me recordo o nome, mas somos apresentados a história dela por meio de 2 jovens servos da mesma vampira ao qual após a sua morte, tais servos fugiram e forma em busca de ensinamentos com filho de Drácula para enfrentar tais criaturas no seu país natal.
Mas é aí que toda a jornada começa, esses discípulos dão um novo motivo de vida para Alucard, mas como nem tudo são flores, no inicio é claro tudo uma grande maravilha, mas motivado por ganância e desejo de poder os jovens mostram suas facetas malegnas e começam a aprontar e evidentemente toda a esperança adquirida por Alucard com sua visão sobre eles vai para todo o ralo, criando evidente uma conexão com seu pai, todavia mostrando que a humanidade realmente não deve ser totalmente confiável, toda esperança que foi retomada com a derrota de Drácula novamente foi superar pela decepção com as ações terríveis da humanidade, fator este que se repete bastante como tema da série, afinal Drácula estava realmente certo em matar os humanos?. Fora isso a cena de "suruba" à três entre os dois e Alucard gerou revolta com relação ao personagem, e começou uma reclamação grande sobre a sexualidade e polêmica evidentemente, mas para mim foi algo normal, porque vejo os vampiros como seres com sexualidade indefinida e isso é explorado em vários livros com tal temática, mas para os fãs mais raízes é um tio no pé você pegar o personagem mais popular da franquia e fazer ele transar com um homem.
Cena de sexo em Castlevania (2020), e cena de sexo em Drácula (BBC - 2020)
Muitos afirmam que Alucard ficou com Maria Renard, mas pode até ser que sim, embora em SOTN o personagem não demonstre sentimentos por ela, mas sim o contrário, entretanto no Audio Drama Nocture of Recollection, os dois vivem juntos. Se o personagem é gay eu não sei, mas ao mínimo Bissexual és uma possibilidade devido aos históricos das obras vampirescas.
ARCO TREVOR E SYPHA
Neste arco nós vemos que Sypha e Trevor já se engajaram romanticamente e seguem sua vida de caçadores de monstros, afinal Drácula se foi mas sua presença é constante, os seres das trevas continuam causando terror a população até que eles chegam em uma pequena e pacata cidade.
Castlevania Chronicles (PSX) - Ritual da abertura
Pois bem, a preguiça bateu e bem falarei agora mais brevemente e sem muita análise explicita e aprofundada com referências e bla bla bla, algo direto, simples e até por mais vezes útil do que contar o que acontece com cada. Enfim, esse arco do casal é um dos dois melhores seguimentos narrativos originais da temporada, temos a introdução de um novo personagem misterioso vindo dos jogos,o St. Germain, temos também a presença do personagem Juiz, um personagem bem ambíguo e misterioso e novamente uma referência aos games com padres/sacerdotes em busca de ressuscitar Drácula por meio de um ritual, algo cravado dos game. Mas fato é que mesmo estando fora da temporada e sem dizer uma mísera palavra o Drácula continua sendo um figura constante e peça fundamental para o desenvolver da história, mas não só isso como também aquele mesmo fator de esperança e decepção na humanidade se mostra cada vez mais constante e é também um dos temas dessa jornada de perca de fé nas pessoas que carimbam a conclusão desse arco.
Além disso a introdução de St. Germain nos trás uma série de perguntas que são deixadas em aberto para o telespectador o que podem ser trabalhadas ou não futuramente, foi um grande acerto desta temporada com toda sua personalidade misteriosa, mas também acentuada pela dublagem ótima que o personagem recebeu em português, e para finalizar a relação desta vez mais íntima entre Sypha e Trevor nos dá uma melhor interação dos mesmos com alguns alívios cômicos pontuais na obra.
ARCO HECTOR
Falemos agora do arco de Hector, um dos mais criticados pelos fãs, afinal o que eles queriam? O Hector igual dos jogos é claro... a jornad do personagem aqui é bem interessante a traição novamente é um ponto forte, Hector que traiu Drácula, se aliou com Carmilla (que nessa temporada mal aparece) a qual o traiu, ele então vê uma esperança com uma das aliadas de Carmilla, chamada Lenore se não me engano, mas sabe quando o cara tá tão fudido mas tão fudido que quando essa esperança aparece ele se fode mais? Então, esse é Hector e esse é o resumo do seu arco, mas pelo menos ele bom no sexo.
Muitos fãs criticaram o personagem por esse seu desenvolvimento, mas isso é totalmente compreensível, muitos criticaram que quando se é traído a pessoa não confia em ninguém, mas ninguém viu o fato de que quando se decepciona e se tem uma ponta de esperança é aí que você se fode cada vez mais?... Fora isso temos outras duas vampiras, além de Carmilla no grupo, elas não são tão bem desenvolvidas como a Lenore, mas ainda assim é mostrado um pouco do relacionamento lésbico entre elas, algo explorado nos livros de Carmilla, a vampira de Karnstein.
ARCO ISAAC
O arco Isaac pra mim com certeza é o melhor junto com o Trevor, Isaac está em busca de vingar seu mestre Drácula e em busca por que não, de si mesmo, evidente que nessa jornada é talvez a de maior e melhor desenvolvimento do personagem, tem momento cômicos e de questionamentos que muitos fãs criticaram como: Isaac chega numa cidade acompanhado por monstro e mesmo não querendo atacar ninguém , mas cara você está cheio de monstros!. Realmente é algo a se notar, mas eu até entendo o temperamento deturpado do Isaac com relação a isso, aliás temos uma cena em que vemos que esses monstros são de certa forma a companhia de Isaac o que gera até um dialogo bem interessante sobre as memórias do passado que tais monstros obtém de sua vida pregressa como humanos.
Outro elemento constante na jornada de Isaac é sobre o reconhecimento dele da bondade do ser humano apesar de toda podridão, temos 2 momentos bastante impactantes e reflexivos, com o vendedor e o Capitão do navio que tem o que para mim o melhor diálogo de todas as 3 temporadas. tudo isso culminando numa reflexão do personagem, afinal ele deveria viver a sua vida ou a vida dos outros. Agora uma questão que os fãs tão chatos para caralho porque a todo momento querem que o Grant apareça, e eu pergunto qual a importância do Grant na franquia para querer que ele fosse o próprio capitão do navio, seria mais fácil aproveitar a obra do que reclamar de certas vontades próprias, fora isso é no arco de Isaac que no deparamos com uma versão do Legion, famoso inimigo dos games.
ASPECTOS TÉCNICOS
Como se sabe não sou muito de analisar aspectos técnicos, mas eu tive que dizer sobre essa temporada, primeiro que a animação não se tem problema para mim, mas a falta daquela abertura épica me fez sentir a perda impacto antes do início de cada episódio. Outra coisa, reclamação de fãs sobre a falta de música dos games, olha não sou muito de criticar isso, mas gostaria de ver sim, pois na segunda temporada teve e aqui também senti falta disso, fora isso devo destacar a coragem de ter mais cunho sexual nesta temporada, que não foi explorada nas outras. Outro fato que reclamaram é dos poderes da Sypha que estão mais overpower que o próprio Drácula, bem o que eu vejo é que se você tem um maior orçamento normal você criar uma animação mais plástica então com mais dinheiro mais qualidade, para mim normal, pode não ser coerente, mas normal. Castlevania mantém sua qualidade trabalhando seus personagens e preparando terreno para a quarta temporada.
NOTA - 9/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário