terça-feira, 21 de maio de 2019

POSTAGENS QUE NÃO DEVEM SER ESQUECIDAS#2 - RETROSPECTIVA DOS FILMES BATMAN DE BURTON

Desde que eu fiz posts anteriores sobre os seriados de Batman  e o programa de TV , eu pensei em concluir esta trilogia de artigos de Bat com os filmes de Tim Burton-Michael Keaton Batman.

Demorou quase uma dúzia de anos para fazer o filme original. Ben Melniker e Michael Uslan compraram os direitos do filme no final dos anos 1970. Em 1983, eles tinham um roteiro ambicioso escrito por Tom Mankiewicz, usando o Superman The Movie como modelo, e baseado no final dos anos 1970 Steve Englehart-Marshall Rogers detetive em Detective Comics , com Batman, Robin, Joker, Penguin, Alfred, Comissário Gordon , Boss Thorne, Silver St. Cloud e Joe Chill. 

Este script está amplamente disponível para ler na internet por muitos anos, então não vou entrar em detalhes sobre isso. Eu vou dizer que, no que diz respeito aos filmes de origem detalhados, o roteiro de Mankiewicz é muito melhor do que o sono induzido por Batman Begins.(não vaias dos bebedores do Nolan Kool-Aid, por favor). Tudo o que precisava era ser ligeiramente revisado para incluir algumas das melhores idéias de Burton-Hickson que darei em detalhes em um momento, para que Batman não fosse uma figura tão pública (ele daria conferências de imprensa televisionadas), e talvez algumas outros ajustes (a maneira como o Batman mata Thorne no final com um tachão gigante é quase ridículo ... A reformulação do final de Burton é muito melhor), mas por outro lado foi ótimo. Fiel aos quadrinhos, bom desenvolvimento do personagem, ótimas cenas de ação (talvez o melhor seja a cena Penguin onde ele e seus capangas estão usando guarda-chuvas jet pack, indo atrás do Batmóvel, que durante o curso da cena se transforma em uma lancha e um jet), épico e divertido. Diversão, mas também tem momentos bem sombrios, como o final em que Silver morre em Batman ' s braços. (Pode-se argumentar que o roteiro Mankiewicz também foi a base para o roteiro de Lee e Janet BatchlerBatman para sempre . Ambos os scripts compartilham muitos dos mesmos pontos da trama, e as cenas de Dick Grayson são levantadas quase literalmente do rascunho de Mankiewicz.)

Escusado será dizer que a pré-produção parou. Jon Peters e Peter Guber foram trazidos como novos produtores em meados da década de 1980. Melniker e Uslan, apesar de manterem um crédito de "Produtores Executivos", não deram entrada, criativa ou não, em qualquer projeto Batman daquele momento em diante. Guber e Peters trouxeram Tim Burton, que com Julie Hickson, escreveu um tratamento que tentou "Burton -ize" o roteiro de Mankeiwicz, acrescentando o sabor distinto dos quadrinhos Batman da década de 1940. A narrativa básica do rascunho de Mankiewicz permanece, mas Burton e Hickson acrescentam seus próprios toques a ela. Ambos os rascunhos estabelecem um confronto político entre Thomas Wayne e Rupert Thorne. O Coringa no roteiro de Mankiewicz é a arma alugada de Rupert Thorne, e é retratado como um comediante homicida, enquanto Thorne é o vilão dominante do roteiro. No tratamento de Burton-Hickson, o Coringa é muito mais insano e não responde a ninguém. Embora inicialmente contratado por Thorne, que é mais um personagem menor aqui, para matar os Waynes (no rascunho de Mankiewicz, o Coringa tem Joe Chill como o atirador e depois o mata depois), Joker liga Thorne e o mata em um prefeito. debate.  

Burton retrabalha a sequência de origem para se parecer com a Detective Comics # 235, onde a família Wayne assiste a uma festa depois de uma apresentação da ópera Die Fledermaus.Thomas usa uma "majestosa fantasia de morcego", enquanto Martha é uma "rainha das fadas delicadamente cintilante" e o jovem Bruce é um "pequeno arlequim girando". O Coringa, descrito como um garoto de 17 anos com "pele branca como o choque, cabelo verde-radioativo, em pé como se permanecesse eletrificado, e vermelho, vermelho, lábios cortados em um queixo tão pontudo é como um exagero demente uma cara de palhaço ", mata Thomas e Martha de um caminhão de sorvete como" música de estilo insinuante tocando ". Alfred promete a Bruce que "enquanto eu viver, você nunca estará sozinho". O papel do comissário Gordon foi mais importante nesse tratamento, sendo uma figura paterna substituta para Bruce, e suspeitando que ele é o Batman, mas não o confronta sobre isso. 

Onde o roteiro de Mankiewicz mostra Batman enfrentando vários criminosos de rua, Burton se concentra no reinado de terror do Coringa que consiste em liberar animais do zoológico, antecipando as transmissões de TV (ele segura Barbara Walters sob a mira de uma arma enquanto ele a força a entrevistá-lo, e ele antecipa entrou no The Love Boat com os convidados Tom Bosley, Cloris Leachman e Andy Warhol), pintando todas as janelas dos arranha-céus de Gotham de preto, fazendo os metrôs correrem para trás e pintando a cidade inteira com listras listradas. Bruce salva Silver St. Cloud em uma das cenas de crime do Coringa e começa um romance com ela. O Coringa, em seguida, zomba-se prefeito após matar Thorne e Bruce começa uma campanha contra ele, dando um discurso na televisão para as pessoas não perderem a esperança e votar contra o Coringa.

O Coringa ataca em seguida em um circo de caridade onde Bruce e Silver estão presentes. Lá, disfarça-se o Pinguim como o mestre do circo, o Charada como palhaço e a Mulher-Gato "sexualmente adornada como trapezista". Catwoman derrama ácido no trapézio dos Flying Graysons ("as principais atrações"), John e Mary caem para a morte, enquanto o jovem Dick sobrevive milagrosamente ao cair nos fardos de feno no chão do circo - "O efeito é como um bebê Um pássaro caindo de uma árvore em um ninho. Correndo para o lado de Grayson aos soluços, Bruce o pega e o leva para seu carro, prometendo a ele que "Enquanto eu viver, você nunca estará sozinho." Burton descreve Dick como “um encantador: um espertinho esperto com um coração amoroso. Ele é de pele clara ao ponto de fantasmagórico,

Burton usa a seqüência do desfile com balões cheios de gás mortal que apareceria no filme de 1989. Há um confronto entre Batman e The Joker que resulta em ambos serem carregados pelos balões. Quando ambos batem na clarabóia do Gotham Museum, cabe ao novo herói, Robin, “um lampejo de vermelho e verde” com uma “máscara demoníaca”, para salvar a vida de Batman. Quando Batman estrangula o Coringa e coloca uma arma em sua cabeça, o Comissário Gordon chega, coloca uma mão no ombro de Batman e o impede de fazer uma escolha que arruinaria sua vida (muito melhor do que a cena gigante de percevejos). O tratamento termina na manhã de Natal quando Bruce, Dick, Silver e Alfred abrem presentes ... o último é embrulhado em roxo e verde e tem um rosto de palhaço nele.


Não feliz com o tratamento, ainda sentindo que era muito parecido com Superman The Movie em formato, se não em estilo, Sam Hamm foi contratado para escrever um novo roteiro baseado em um tratamento de Steve Englehart. Foi brilhante. Ao evitar uma encenação cronológica da origem de Batman e, em vez disso, iniciar o filme em que Batman existiu por algumas semanas, Hamm consegue não apenas quebrar o molde de Richard Donner, mas apresenta Batman como um personagem envolto em mistério. Por não soletrar cada pequeno detalhe, o espectador usa sua imaginação para descobrir como Bruce se tornou um especialista em artes marciais ou como ele criou todos os dispositivos ... ou eles poderiam optar por não fazê-lo, e apenas aproveitar o passeio sem sendo esbarrado com tais questões. O primeiro rascunho do roteiro de Hamm (também amplamente disponível para leitura na internet) foi superior ao roteiro final de filmagem. Bruce Wayne é o centro do roteiro, e é claramente um homem problemático, destacado por várias cenas onde Vicki Vale e Knox confrontam Bruce separadamente sobre ser Batman. Você quer animá-lo como Batman, mas não pode deixar de sentir pena dele. Joker é um pouco mais mortal do que no filme final, e Hamm inclui uma versão brilhante de Robin que não só faz o roteiro parecer mais épico, como também dá o fechamento da história.


Infelizmente, Warner Brothers queria reescritas feitas, sendo apreensivo sobre o retrato sombrio e conturbado de Bruce, e greve dos escritores impediu Hamm de fazê-lo, então Warren Skarren foi trazido. Sua adição um que teria feito o roteiro de Hamm absolutamente perfeito foi a cena em que Bruce coloca as rosas no local seus pais foram assassinados. Infelizmente, as mudanças não terminaram aí. A escuridão de Bruce foi diminuída enquanto o papel do Coringa foi expandido e tornado um pouco mais estranho, o papel de Vicki Vale também foi expandido enquanto o Comissário Gordon e Harvey Dent foram minimizados, e Robin foi cortado completamente, apesar de Ricky Addison Reed de 13 anos sendo lançado. Skarren também reintroduziu a idéia do Coringa matando os pais de Bruce, dos rascunhos de Mankeiwicz e Burton-Hickson. Também Skarren adicionou mais ação ao clímax, mas no processo, tornou menos lógico. No draft de Hamm, Joker atirou no Batwing com um tanque e Robin teve que resgatar Batman dos destroços, com Batman sofrendo uma perna quebrada e várias costelas quebradas. Em um aparente desejo de morte, Batman coloca uma bomba-relógio no cinto de utilidades, e agarra o Coringa que começa a entrar em pânico, gritando "Não é engraçado!" Batman recebe um grande sorriso e pergunta: "Não ... sentido ... de ... humor?" e agarra o Coringa que começa a entrar em pânico, gritando "Não é engraçado!" Batman recebe um grande sorriso e pergunta: "Não ... sentido ... de ... humor?" e agarra o Coringa que começa a entrar em pânico, gritando "Não é engraçado!" Batman recebe um grande sorriso e pergunta: "Não ... sentido ... de ... humor?"


Apesar do rascunho de Hamm ser melhor que o roteiro final de filmagens, o filme ainda é a melhor versão live-action de Batman até hoje, com Michael Keaton inquestionavelmente a tela mais legal de todos os tempos. O desempenho de Keaton é simplesmente mágico. São as pequenas coisas que o fazem sobressair de cabeça e ombros acima de todos os outros atores que interpretaram o Batman. Como Bruce Wayne, Keaton está meditando, recluso e um pouco confuso. Observe seus olhos, enquanto Keaton é um mestre da atuação silenciosa. Você vê em seus olhos a dor que ele sofre ao assistir seus pais serem assassinados. Você vê que ele está em conflito sobre Vicki Vale, assim como sua cruzada como Batman começa a crescer. Além disso, Keaton acrescenta um senso de humor a tudo isso. Como Batman, Keaton é silencioso e imponente. Quando ele rosna: "Eu sou o Batman!", Você percebe. Nos momentos certos, ele dá esse pequeno sorriso desdentado que mostra o fato de que Batman é perigoso. Sua voz como Batman é um sussurro áspero que é perfeito para o personagem, e não exagero como a voz de sapo de Christian Bale que gera mais risos do que intimidação.


Onde, como Uslan e Melniker queriam um filme de ação em quadrinhos, Tim Burton fez algo muito mais interessante, artístico e tridimensional. Ao misturar os filmes de gangsters da Warner Brothers de 1930 com os filmes de terror silenciosos da década de 1920, ele realmente deu vida ao mundo de Batman de uma maneira que ninguém imaginava ser possível. 

A sequela passou por quase tantos roteiros quanto o primeiro filme, apesar de levar apenas três anos para ser feito. A ideia original para  Batman II: A Aventura Seguinte  foi proposta por Sam Hamm e supostamente contou com a transformação de Harvey Dent em Dois Rostos depois de não conseguir condenar o Coringa, que sobreviveu à queda no final de BatmanA Warner Brothers achava que Two Face não era um personagem popular o suficiente para ser o principal vilão e rejeitou a proposta de Hamm, exigindo que o mais conhecido Penguin e / ou Catwoman fossem usados. 

Então, Hamm arquivou  Batman II  (aparentemente, o enredo foi reciclado por William Loebs para a história em quadrinhos distribuída no Batman que estava circulando após o primeiro filme) e começou a trabalhar em um novo roteiro intitulado Batman Returns.e mais uma vez foi excelente. Definido na época do Natal, o enredo lida com um criminoso obeso e aristocrático chamado Sr. Bonifácio (também conhecido como o Pinguim), que passou os últimos treze anos na cadeia por roubar 40 milhões de dólares. Ele faz um acordo para devolver o dinheiro por uma condicional mais cedo. Claro, ele tinha no banco e fez milhões de dólares em juros durante a sua prisão. A Penguin contrata Selina Kyle, a eróica emaciante de gatos, para roubar cinco estátuas de corvos das cinco famílias fundadoras de Gotham e moldar Batman para os assassinatos.

Ecoando o episódio "Purrfect Crime" do programa de TV dos anos 1960, os corvos são um mapa que leva a um tesouro. Desconhecido para Bruce, o mapa leva para onde o tesouro está enterrado - na Batcaverna. Harvey Dent não é um lugar para ser encontrado, mas Gordon, Vicki e Alfred estão de volta, assim como um grupo de jovens vigilantes que adoram adorar o Batman. Em um ponto, Vicki é resgatado por um garoto órfão e sem teto chamado Dick Grayson, que parece ser um grande acrobata. Mais tarde, o garoto ajuda Batman a escapar da polícia e, finalmente, se muda para Wayne Manor pouco antes de Penguin e Catwoman invadirem o local. Infelizmente, Tim Burton sentiu o roteiro ler muito como uma continuação. Concedido, o final também parecia bastante apressado e nunca houve qualquer resolução com o enredo dos vigilantes adolescentes. Um segundo esboço seria necessário para corrigir esses problemas.


Mas Burton queria fazer "outro filme do Batman", não uma continuação. Com Denise DiNovi assumindo como produtora de Guber e Peters, Burton tinha muito mais controle criativo sobre o filme. Então o roteiro foi dado a Daniel Waters para reescrever, e Sam Hamm infelizmente não esteve envolvido na franquia desde então. Waters manteve muitos detalhes no rascunho de Hamm, mas reformulou o enredo da caça ao tesouro "Purrfect Crime", ao enredo Pengy for Mayor de "Hizzoner the Penguin" (também possivelmente reciclado do enredo semelhante de "Joker para prefeito"). ponto do tratamento de Burton-Hickson). Ele eliminou Vicki, os adolescentes vigilantes e os membros das Cinco Famílias de Gotham, e reduziu Gordon a pouco mais que uma participação especial.

Há rumores não confirmados de que o plano original era ter um agora corrompido Harvey Dent, cujo objetivo era preparar o chefe da máfia Pinguim para um prefeito que Dent poderia controlar. Selina Kyle deixou de ser um ladrão de gatos amoroso para a secretária mal-humorada de Dent. Para o clímax planejado, enquanto Batman, Catwoman, Penguin e Dent colidem no esconderijo do zoológico de Pengy, o destino de Dent deve ser selado quando um ar-condicionado explodir e queimar o lado esquerdo de seu rosto. Um obstáculo no planejamento do roteiro aconteceu quando a Warner Brothers, que supostamente não estava feliz com o desempenho de Billy Dee Williams como Harvey Dent no primeiro filme, comprou-o de seu contrato para as sequências. Alegadamente, Warners nunca quis que Williams fosse escalado como Dent em primeiro lugar. Há rumores de que as melhores escolhas do estúdio foram Dale Midkiff ( Pet Cemeterye Don Johnson (Harvey Dent em Batman The Animated Series parece notavelmente com Don Johnson), mas Burton escolheu Williams. Então Waters reformulou o papel planejado por Dent no roteiro do magnata do varejo Max Shreck, com Christopher Walken finalmente conseguindo o papel. Enquanto Max não apareceu no rascunho de Hamm, a loja de departamentos de Shreck sim.

Danny DeVito foi escalado como Penguin, sugeriu a Burton que Oswald Cobblepot fosse um repugnante habitante de esgoto. Burton adorou o conceito, e Waters trabalhou na visão de DeVito do Penguin. Waters, sob as sugestões de Burton, também fez uma mudança drástica para Dick Grayson. Agora um personagem afro-americano conhecido apenas como "The Kid", ele era um mecânico adolescente que ajuda Batman a consertar o Batmóvel e escapar dos policiais, e mais tarde é recrutado para ajudar a parar o exército de pingüins. Burton gostou muito do projeto de Waters, mas as reescritas eram necessárias.  


Desde que Waters havia se mudado para outros projetos, Wesley Strick estava encarregado das reescritas. Ele removeu algumas das sequências mais bizarras de Waters, como uma longa cena em que Batman e Penguin brincam e riem um com o outro, uma cena estranha em que trajes de Batman atacam pessoas, e deletaram um par de personagens chamados Punch e Juliet, que trabalhou para o pinguim. Ele alterou alguns dos diálogos bizarros com que Waters apimentou o roteiro e apagou a revelação de que Oswald e Max eram irmãos, o que no esboço de Waters parecia uma reflexão tardia que não teve impacto sobre o enredo. Burton também ordenou que Strick mais uma vez circuncidasse Dick, ou melhor, The Kid, do roteiro. O personagem, como está escrito, era paternalista, lendo como uma idéia do homem branco de meia-idade sobre como um adolescente negro "descolado" deveria ser, com muitas explosões de estilo de Chris Rock. Se isso acontecesse, esperançosamente, Marlon Wayans, que inicialmente foi escalado como The Kid, teria tido a oportunidade de reescrever seu próprio diálogo, talvez tornando o papel menos embaraçoso.


Batman retorna foi um filme que eu não gostei muito de uma primeira vez. Mas quanto mais eu assisti, mais eu gostei, encontrando detalhes na história que eu não notei na primeira vez. É talvez o filme mais complexo e em camadas do Batman já feito. Ancorar o filme mais uma vez é o esplêndido desempenho de Keaton, baseado no que ele estabeleceu no primeiro filme. A química entre Keaton e Michelle Pfeiffer é um dos destaques do filme (aparentemente eles estavam envolvidos romanticamente vários anos antes). Além disso, o traje de Batman foi aperfeiçoado para este filme. Não é tão primitivo quanto o filme de 1989 e assume um design blindado. É o meu filme favorito. Mesmo assim, devo dizer que o rascunho de Hamm pode ter feito um filme melhor. No entanto, o roteiro final de Strick é muito superior ao rascunho de Waters.

É uma pena que Burton e Keaton nunca tenham tido a chance de concluir sua trilogia de morcegos. Talvez ainda haja uma oportunidade, já que eu acho que reunir Burton, Keaton, Nicholson, Pfeiffer e Sam Hamm para fazer uma adaptação para o cinema da graphic novel de Frank Miller, Dark Knight Returns , seria o sonho de um fã de Batman se tornar realidade. 

ORIGINAL- http://shazamaholic.blogspot.com/2011/06/retrospective-on-burton-keaton-batman.html

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