terça-feira, 21 de maio de 2019

POSTAGENS QUE NÃO DEVEM SER ESQUECIDAS#3 - Superman: Flyby, Superman Movie de JJ Abrams

Muito antes de Henry Cavill colocar a meia-calça do  Man of Steel  e da Liga da Justiça , ele quase foi escalado como Kal-El em uma tentativa diferente de revitalizar a lenda do Super-Homem na tela grande. Em 2002, JJ Abrams estava desfrutando de alguns elogios graças aos  programas de TV Felicity  e  Alias  , mas ele ainda estava anos afastado do Lost  and  Mission Impossible III, que mudou de carreira  Em 26 de julho de 2002, Abrams entregou o primeiro rascunho de um roteiro intitulado simplesmente "Superman". Li os rascunhos do projeto de Abrams e eles são muito divertidos.
Superman de  Abrams  foi escrito na sequência de uma série de tentativas fracassadas de trazer o personagem de volta para a tela grande após o decepcionante (e de baixo orçamento) Superman IV: The Quest for Peace, deCannon Films,   em 1987. Naquela época, a franquia tinha roteiros escritos por escritores tão diversos quanto William Wisher, Dan Gilroy (que recentemente foi aclamado com Nightcrawler ) e, mais notoriamente, Kevin Smith,todos eles lidavam de alguma forma com a história de "Death of Superman" dos gibis que geraram interminável publicidade e vendas estelares entre 1992-1993. Tim Burton foi contratado para dirigir por vários anos, e ele desenvolveu o projeto para o seu pretendido Superman, Nicolas Cage, então no auge de seu sucesso de sucesso após o  The Rock  and  Con Air .
Uma vez que esses projetos se desfizeram, a Warner Bros. optou por uma abordagem diferente da mitologia. Dois, na verdade. Um foi o projeto que estamos discutindo aqui. O outro foi Batman v. Superman: Asylum , escrito pelo roteirista do Se7en, Andrew Kevin Walker, com o diretor da Enemy Mine , Wolfang Petersen, para dirigir ( eu escrevi muito mais sobre isso em outro lugar). Por que revigorar uma franquia quando você pode fazer duas de uma vez, certo? Enquanto esse filme nunca foi para ser, a Warner Bros claramente decidiu salvar seu conceito para um dia chuvoso.
Se você tiver apenas dois minutos, poderá assistir a este vídeo. Se você tiver mais tempo, você pode ler o artigo muito mais longo que segue abaixo!
Um olhar sobre o primeiro rascunho de Abrams (que entrou em várias fases de pré-produção sob o título de  Superman: Flyby ), revela muitos dos mesmos elementos que, anos depois, faria seu  Star Trek  reiniciar um sucesso financeiro (embora polarizador). . Como ele fez em  Star Trek , Abrams deixa pouco a chance, certificando-se de que cada elemento da origem do Superman é significativo (talvez muito significativo), enquanto cada relacionamento é introduzido e explicado em detalhes quase excruciante.
Esses incidentes de "Abrams sobre-explicando" são salpicados durante o recrutamento. Ty-Zor é, essencialmente, General Zod ... mas em vez de um mero rival, ele é o primo mais irritado de Superman. Os óculos de Clark não são um disfarce, são feitos sob medida com lentes "salpicadas de chumbo" para ajudar o garoto a controlar seus poderes de visão. Clark Kent é um graduado da faculdade com um título não declarado até encontrar um estudante de jornalismo chamado Lois Lane em uma festa de fraternidade, mudando assim o curso de sua carreira (como se as críticas "perseguidoras" de  Superman Returns  não fossem apontadas o suficiente) . Jonathan Kent cai morto de um ataque cardíaco quando a notícia da primeira excursão de Clark como Superman chega até ele. Jor-El visitou a Terra décadas antes para determinar se os Kents eram dignos de criar seu filho ...
Como  Homem de Aço ,  Superman: Flyby  mostra um Krypton cheio de robôs gigantes, roupas de guerra e armas prontas conhecidas como "Blastaffs" empunhadas habilmente por um Jor-El decididamente pró-ativo (descrito como um "rei" em um ponto num rascunho). Abrams oferece notas copiosas ao longo do roteiro, indo além de comentários, caracterização e instruções de palco em pistas musicais e outras sugestões. No que teria sido uma reviravolta refrescante, uma de suas anotações diz que "todas as cenas em Krypton são faladas em kriptoniano ... uma linguagem real que vamos desenvolver" e pedindo legendas durante passagens importantes do diálogo.
Quando os resumos deste esboço chegaram à Internet, a reação centrou-se em vários desvios da mitologia estabelecida. No topo dessa lista está o fato de que o Super-Homem não é enviado para a Terra a fim de escapar da destruição do planeta, mas sim protegê-lo de seu tio malvado (irmão de Jor-El), Kata-Zor. Sabe, pessoal ... era 2002, e Hollywood estava bêbado com o sucesso de filmes como  The Matrix , as   prequelas de Star Wars e os   filmes de O Senhor dos Anéis . Isso significa que  Superman: Flyby foi concebido como o primeiro ato de uma trilogia; um que se centrava em Kal-El como herdeiro do trono de Krypton, com uma misteriosa "Profecia" que ele deveria cumprir. Há mais disso em todo o rascunho, quando somos apresentados a personagens menores de Krypton, como Predius, que Abrams promete "não vamos conhecer ... até o próximo filme da série". 
Claro, Ty-Zor encontra seu caminho para a Terra, e o caos esperado segue. De fato, dado o que está na página aqui, Man of Steel  (e, aliás,  os  filmes Transformers  ) pareceria um pequeno filme indie em comparação. A batalha do Superman com Ty-Zor (e seus companheiros Kryptonianos como ninjas, Baz-Al, Caan e Alta) e suas máquinas de guerra de robôs gigantes não se limita a Metropolis ou Smallville (e Gotham City, que também recebe menção), mas cause danos consideráveis ​​nas pirâmides de Gizé e na catedral de Notre Dame! E digamos que o final polêmico de Man of Steel também  tem algum precedente aqui.
Se você achou os  filmes Star Trek de Abrams  muito sutis, então você provavelmente teria estado no céu observando seu  Super-homem . O primeiro rascunho é de 139 páginas, e certamente tenta fazer muito ... incluindo uma sequência de "morte e ressurreição de Superman", que parece tão cheia de sapatos, que só pode ser o resultado de um edital de estúdio da Warner Bros. que a saga mais vendida do Superman em décadas deveria de alguma formachegar à tela. Espere ... isso soa familiar. Pense em como certas seções de Star Trek Into Darkness foram colocadas na narrativa e você está no caminho certo.
E então, claro, há outro assunto que causou problemas quando este esboço vazou. Lex Luthor é um agente da CIA, trabalhando na "Divisão de Operações Especiais", que gasta seu tempo perseguindo as evidências de OVNIs relatadas. Lex é um personagem inteligente, bem escrito, divertido, e parece que sua desconfiança geral de Superman é simplesmente o resultado de sua descrição de trabalho ... até que é revelado nas páginas finais que ele é realmente um agente adormecido kryptoniano, com todas as habilidades do Superman. Eu gostaria de poder dizer que isso é melhor do que parece, mas isso não acontece, especialmente após a carnificina total da batalha entre Superman e os outros Kryptonianos (ajudada pelos exércitos do mundo), a morte e renascimento do Superman, e toda a guerra civil e conflitos ainda acontecendo na Krypton, decididamente não explodida. Isto'
Embora ambos os rascunhos sejam famosos pela controvérsia que suscitaram, deve-se notar que essas são leituras bastante agradáveis. O diálogo é animado e inteligente, e, apesar dos instintos puristas do Super-Homem uivarem com a existência continuada de Krypton, Abrams o produz em detalhes, com sua própria linguagem, geografia específica, raças (há não-humanos inteligentes que também povoam Krypton), e até detalhes aparentemente insignificantes como jogos de tabuleiro, que é uma leitura fascinante. A persona desajeitada de Clark Kent não é um ato, mas sim um resultado de anos de vida em um mundo que ele teme que ele poderia quebrar com uma exibição equivocada de emoção. Eu sinto que nós vemos um pouco disso no Spock dos  filmes recentes de  Star Trek , mas há uma dica disso no Clark Kent do  Man of Steel eBatman v Superman também.
Aqui está a coisa: quando  Flyby  trabalha,  realmente  cozinha. Depois do resgate do Air Force One pelo Super-Homem, há uma sequência semelhante à da "primeira noite no trabalho" de  Superman: The Movie . Só aqui, não há gatos presos em árvores. Em vez disso, Superman está resgatando barcos de pesca japoneses de tsunamis, parando vulcões em erupção no Peru (presumivelmente de uma forma mais convincente do que estava em exibição em  Superman IV: A Busca pela Paz ), e até mesmo fazendo o tempo, em bom estilo Golden Age Superman , para acabar com um batedor de espadas em suas pegadas (no segundo rascunho, algumas delas são substituídas por um roubo de joalheria ousado em Londres, uma avalanche na Áustria, etc.).
Abrams descreve a presença da tela de Superman (e como os outros personagens reagem a ele) como "como ver todas as grandes figuras esportivas de todos os tempos, reunidas em uma só, no auge de sua carreira, apenas no  ar ". Com o diretor certo, certamente haveria alguns momentos mágicos, e é quase certo que a batalha do Superman com um mech gigante de Krypton (conhecido como "Rouser") teria sido um espetáculo impressionante.
Mas quando isso não funciona? É indutor de gemido. Existem problemas de ritmo significativos no primeiro rascunho, particularmente no último ato. Parece que esses eventos ocorrem no tempo necessário para lê-los. No espaço de cerca de trinta páginas Superman estréia, torna-se um ídolo de milhões, então perde essa confiança graças às ações de Ty-Zor e seus amigos, morre, torna-se amado novamente e retorna. Então é para a grande batalha. Woof
O segundo rascunho é de 24 de outubro de 2003, tem 125 páginas (comparado com o peso inicial de 139 do primeiro rascunho) e é a primeira vez que o título "Flyby" aparece na página. Logo no início, a natureza religiosa da "Profecia" que Kal-El acabará cumprindo é reproduzida, e há alguma menção a uma "terra sagrada" kryptoniana chamada Menna, que parece ser um continente inteiro. Enquanto Krypton não é destruído nesta versão, um pedaço dele é, como uma poderosa bomba plantada por detonadores de Kata-Zor, deixando Krypton parecendo "uma maçã planetária" com "uma mordida retirada dela". As primeiras seções estão bem apertadas, perdendo uma montagem musical realmente horrível de Kent, que apareceu ... Eu não estou brincando ... uma piada de fralda suja de Krypton.
Luthor não é mais um agente dorminhoco de Krypton, mas um maluco desgrenhado e entusiasta de OVNIs, que se depara com um casulo kryptoniano (enviado, é claro, por Kata-Zor para rastrear Kal-El) com um soldado moribundo lá dentro. O encontro alienígena deixa Lex careca, mas também "iluminado" e ele vai do maluco ao super gênio graças a um nebuloso raciocínio Kryptoniano que não é adequadamente explicado. Lex não é mais um agente da CIA neste rascunho, e ele logo se torna o mais bilionário chefe familiar da LexCorp que os fãs esperavam ... e ele está concorrendo a presidente.
O bizarro "Kryptoniano mind-meld" à parte, é notável como fazer do Lex uma parte mais tradicional (e central) do enredo faz o  Flyby se  sentir muito mais parecido com um filme do Super-Homem, mesmo antes de vermos o Superman em ação! A dinâmica tradicional está aqui, com Lois Lane investigando o bilionário corrupto enquanto ele experimenta perigosa tecnologia alienígena em laboratórios secretos. E, claro, o resgate de Superman do Air Force One (cujo sofrimento foi planejado por Luthor) é a revelação que Lex precisa para confirmar o que ele tinha visto todos esses anos antes. A primeira reunião de Superman e Luthor joga como algo do  Superman: The Animated Series , e, é claro, quando o Superman se recusa a se juntar aos planos de conquista de Luthor, 
Menos tempo é gasto em Krypton no segundo rascunho, talvez por causa do (fracassado) estado fraturado em que foi deixado, ou talvez em uma tentativa de entregar um filme que poderia ser feito por menos de $ 300 milhões. Mas enquanto Krypton ainda não foi totalmente eliminado, é claro que a destruição do continente de Menna teve conseqüências de longo alcance, e o planeta corre o risco de ficar fora de órbita e finalmente encontrar o destino que os fãs esperam. .apenas ainda não. Outras questões que incomodaram as pessoas no primeiro rascunho vazado também são eliminadas, notavelmente a natureza estranhamente "viva" do super-fato, bem como qualquer menção de Jimmy Olsen ser "efeminado" e algumas piadas, infelizmente, desdenhosas (e sem graça) de sua sexualidade. 
Os guerreiros kryptonianos ninjas do primeiro rascunho estão ausentes, e a batalha entre Superman e Ty-Zor (e seu gigantesco mech) está confinada a Metropolis. Enquanto Superman morre novamente e renasce, isso acontece em questão de minutos, e os problemas de andamento do esboço anterior são resolvidos. Ambas as versões do  Flyby  terminam da mesma maneira, com o Superman embarcando na nave que ele chegou para voar para Krypton e perseguir seu destino no segundo ato da trilogia pretendida. O estranho material de Krypton à parte, o rascunho de Superman: Flyby de  2003  parece MUITO mais como um filme do Super-Homem do que o primeiro ... e provavelmente teria sido realmente viável filmar.
Então, quão perto chegamos a ver  Superman: Flyby  na tela grande? Muito perto, parece. Um pré-O Exterminador do Futuro: o diretor de Salvação , McG, estava pronto para dirigir, antes que um (sim) medo de voar o tirasse da corrida. O diretor do Rush Hour  (e futuro  X-Men: The Last Stand ), Brett Ratner, assumiu a cadeira, apenas para ser substituído por ... você adivinhou ... McG. Outros diretores foram abordados, mas Ratner e McG fizeram o maior trabalho de longe no projeto.
Phil Saunders (que mais tarde iria para o sucesso de arte conceitual com  Avengers ,  John Carter e  Tron: Legacy , entre outros) fez vários projetos sob a supervisão de Ratner, mas deixou o projeto pouco antes de McG assumir ( mais de Saunders neste aqui mesmo ). O Stan Winston Studio ( Exterminador do Futuro 2 ,  Predador ,  Alienígenas ) projetou (e possivelmente esculpiu) roupas para Superman e Ty-Zor. Você pode ver uma escultura de argila de um desenho de Ty-Zor de Eddie Yang do Stan Winston Studio  aqui .
A fundição também estava em andamento. Em um ponto houve relatos confiáveis ​​(que parecem ter sido perdidos para as idades, infelizmente) que Anthony Hopkins estava jogando Jor-El. McG afirmou em uma entrevista  que "nós tivemos Robert Downey Jr. preso para ser Lex Luthor, o que eu acho que teria sido extraordinário". Dado como Luthor está escrito, particularmente no segundo rascunho, é fácil ver como Downey teria se encaixado diretamente no papel de um tipo muito diferente de genial, o industrial bilionário.
Um número de papéis de apoio foram, no mínimo, bem no processo de discussão, também. Um jovem de 18 anos Shia LaBeouf foi escalado como Jimmy Olsen, e em  uma entrevista ao  USA Today  ele afirmou que Johnny Depp era outra possibilidade para Lex Luthor e Scarlett Johansson foi uma das escolhas de McG para Lois Lane (com o nome de Selma Blair também mencionado).
E o Superman? "Ironicamente, gostamos muito de Henry Cavill, mas ainda não o havíamos lançado." Uma foto de Henry Cavill de seu screentest mostrando-o em um traje do Superman  veio à tona . Na época do segundo esboço, Cavill teria 20 anos de idade. As imagens de teste foram "supostamente filmadas" com Cavill, Jason Behr, Michael Cassidy e  Supernatural 's Jared Padalecki. Ashton Kutcher screentested para o papel. Havia rumores perturbadores de que a Warner Bros. queria que Justin Timberlake usasse a capa. Havia outros também. Lançar um kryptoniano é um processo árduo.
Finalmente,White Collar  estrela, Matt Bomer foi a escolha de Brett Ratner para jogar Superman. "Houve um tempo em que Brett Ratner e eu íamos trabalhar juntos (Superman)", ele confirmou em uma entrevista para a MTV News em 2010 O estúdio preferiu Josh Hartnett. Ninguém conseguiu o que queria.
Como um filme como  Superman: Flyby  chegou tão longe no processo e nunca se materializou? Dinheiro, claro. O primeiro rascunho de Abrams teria sido infalível do ponto de vista orçamentário, e enquanto o segundo rascunho diminuía consideravelmente as gigantescas peças fixas, ainda assim não teria sido barato. Houve filmes de Superman definhando no desenvolvimento, em vários estágios de pré-produção, por uma década, o que significava que o relógio estava correndo, e o orçamento estava se arrastando para o céu. Vale a pena notar que  Superman Returns , um filme discreto pelos padrões de super-heróis, teve um orçamento de mais de US $ 200 milhões ... o que significa que provavelmente foi faturado cerca de US $ 100 milhões em filmes de Superman que nunca viram a luz do dia, incluindo  sobrevôo .
Há um elemento importante do  Flyby  que eventualmente chegou à tela em  Superman Returns . Durante a primeira aparição pública de Superman, ele resgata um Air Force One (não um avião espacial experimental) e o coloca no campo em Fenway Park (embora em  Superman Returns  pareça ser Dodger Stadium), antes de ignorar o presidente para perguntar a Lois Lane se ela está bem. A descrição do plano de resgate na página deixa bem claro que a sequência mais emocionante de  Superman Returns  foi pelo menos parcialmente desenvolvida para o  Flyby .
Mais de uma década depois, os fãs finalmente conseguiram ver um filme do Superman utilizando todo o poder de fogo do Superman (e de Hollywood). Man of Steel  é mais fiel ao mito do Superman de  Superman: Demonstração aérea , que foi certamente um produto de seu tempo (quanto menos se falar sobre as  Matrix esque kryptonianos batalhas de artes marciais no primeiro esboço, melhor). Apesar de algumas das ações acontecerem em Gotham City (e outras localidades do DCU como Hub City sendo mencionadas),  Flyby  estava menos interessado em começar um Universo DC cinematográfico do que em construir um mundo de cinema muito específico para o Superman habitar. Parece provável que se  Flyby tinha chegado aos cinemas em 2004 ou 2005, teria conseguido lançar uma franquia, mas teria sido tão contencioso (se não mais) do que  Man of Steel . 
Mike Cecchini fala incansavelmente sobre roteiros de filmes de super-heróis não produzidos (e outras coisas) no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário