terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

POSTAGENS QUE NÃO DEVEM SER ESQUECIDAS#8 - Revisão do roteiro - Uncharted

Gênero: Aventura
Premissa: Lançado como "Indiana Jones para a próxima geração", Uncharted segue Nathan Drake, um caçador de tesouros que pode ter tropeçado na localização de El Dorado, a cidade perdida do ouro.
Sobre: ​​Um dos videogames mais populares de todos os tempos está sendo desenvolvido em um filme enquanto falamos. Mas será que vamos vê-lo? Você olha para a página de título deste script e parece uma lista de convidados de gala do WGA. Isso foi escrito, reescrito, escrito à mão. David O'Russell deveria ser o cara para finalmente dar vida a ele, mas depois desistiu. Agora, Joe Carnahan está reescrevendo (não este rascunho) e pode dirigir.
Escritores: David Guggenheim (rascunhos anteriores escritos por The Wibberlys, Neil Burger e Dirk Wittenborn e Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer) - Baseado no videogame de Naughty Dog
Detalhes: 123 páginas
maxresdefault-18
Sinto muito pelo começo tardio, mas, junto com o resto de Hollywood, ainda estou me recuperando daquela queda de bomba dupla - o fim de Brangelina e o trailer não tão bom para Passageiros . Vou guardar meus pensamentos completos no trailer de Passageiros para o meu próximo boletim. Mas vou deixar você com esta prévia: todos os problemas do trailer foram um problema que tive com o script. Não sei por que o resto de Hollywood não os viu até depois que o filme foi feito.
Falando em scripts, temos um selvagem hoje. Ou, pelo menos, um script com uma história selvagem. Acho que Uncharted pode ser melhor descrito pelo recente tweet de Joe Carnahan: "A cena de abertura de UNCHARTED ... pelo menos na forma de roteiro, é realmente MUITO BOM".
Eu concordaria com isso. É essa grande cena de avião acidentado em que um avião continua escorregando pela encosta de uma montanha. De maneira não formal, o restante do script está uma bagunça. Há um momento em particular em que desisti completamente do roteiro, e entrarei nisso daqui a pouco. Mas se a Sony quer minha opinião, esse script foi muito desenvolvido. Quero dizer, você pode ver os diferentes escritores brigando entre si na página. O tom é nítido e arenoso em uma cena, depois no segundo ano e clichê na seguinte. É mau. Joe, se eu fosse você, manteria a cena de abertura e explodiria o resto do script no espaço, junto com o trailer de Passageiros.
Vamos direto ao assunto. Nathan Drake é um dia moderno Indiana Jones. Ele tem um pouco mais de atitude do que Indy. Ele vai ficar na sua cara mais. Mas sim, ele é basicamente Indiana Jones.
Quando Drake era criança, seus pais procuravam os restos mortais de Sir Francis Drake, um cara rico e antigo com muito ouro. Eles encontraram alguns dos guardas mumificados de Francis e, com eles, um anel de ouro especial. O pai de Drake deu a ele esse anel antes que ele fosse assassinado, e Drake vê isso como a última conexão entre ele e seus pais exploradores.
De volta ao presente. Drake é abordado por um curador do museu chamado Gabriel Roman, que diz que dará a Drake 10 milhões de dólares por seu anel. 10 MILHÕES DE DÓLARES ??? Drake quer saber o porquê. Roman acredita que o anel, combinado com os OUTROS tesouros de Sir Francis Drake, o levará à cidade perdida de El Dorado, uma cidade inteira de ouro.
Oooooooh.
Um problema. Drake já vendeu o anel alguns anos atrás. Felizmente, o cara para quem ele vendeu não sabe que vale 10 milhões de dólares e pode levar as pessoas a uma cidade que vale 10 trilhões de dólares. Então Drake vai recuperá-lo. E é aí que a nossa aventura começa.
Drake pega esse anel e o entrega a Roman. Mas vamos lá. Roman iria sustentar sua parte no acordo? Drake é jogado em um carro que está abandonado em um lago, mas porque ele está fodendo Drake, ele escapa, volta à terra e a corrida começa - Ele vai derrotar Roman em El Dorado!
uncharted_4_3
Uncharted pode funcionar como um filme. Eu quero tirar isso do caminho primeiro. Este é o Indiana Jones e conhece o Bond moderno. Como isso não soa incrível?
Mas esse incrível é parte do problema. Quanto de cada filme é? É com isso que eles estão lutando, acredito. Quero dizer, em um ponto, estamos assistindo Drake saltar em todo o mundo e parece assustadoramente como um filme de Daniel Craig Bond. Talvez por isso a Sony esteja lutando para tornar o filme realidade. Eles não sabem como diferenciá-lo o suficiente para que não se pareça com a única grande propriedade de franquia.
Mas o maior problema aqui é o script. Ou pelo menos partes dela. Há um momento particular em que eu desisti oficialmente dos procedimentos, e é uma lição para aspirantes a roteiristas de todos os lugares pelo que NÃO fazer.
Na cena, Drake vê uma garota bombástica bebendo sozinha em um bar enfumaçado. Então ele se aproxima dela. Agora, antes de lhe contar o que acontece a seguir, quero que você imagine a versão mais genérica possível dessa cena. O que você espera que aconteça nessa cena?
Se você adivinhou:
Uma batalha verbal de flerte de palavras.
A mulher transmitindo seu desinteresse.
Um corte duro no final da troca para os dois batendo na parede de um quarto de hotel, com as roupas arrancadas.
VOCÊ ESTARIA CERTO !!!
E é isso que eu não entendo. Eu estava realmente furioso quando li essa cena. Você deveria ser um roteirista profissional. Seu trabalho é ESCREVER O QUE A PESSOA MÉDIA NÃO PODE ESCREVER !!!! Se você vai escrever exatamente a mesma cena que Joe Six Pack, que frequenta 3 filmes por ano, escreveria - por que você está nesse ramo? Que valor você oferece?
Eu não me importo se você escrever esta cena. É uma cena básica nesses tipos de filmes. Mas faça algo - QUALQUER COISA - para torná-lo diferente. Coloque-o em um local único. Jogue um obstáculo inesperado para nós. Merda, faça com que o barman com uma paixonite pela garota os interrompa - nada disso seria melhor do que atender a cada batida padrão dessa cena que já foi escrita. Para crimeny em voz alta.
Não sei qual dos 7328 escritores escreveu esta cena. Mas eles deveriam ter vergonha de si mesmos. Quero dizer, até o corte slam deles se beijando no quarto de hotel. Hmmm, nunca vi isso acontecer em um filme antes. Vamos lá.
O estranho de Uncharted é que ele alterna entre cenas realmente clichês e cenas realmente novas. Claramente, um escritor cheio de clichês entrou em algum momento e matou coisas. Da lista de escritores que vejo acima, tenho uma opinião muito forte sobre quem é provavelmente esse escritor. Não vou citar nomes, mas quem já leu o site por tempo suficiente saberá a quem estou me referindo.
Fora isso, Uncharted segue a fórmula de aventura testada e comprovada de dar um grande objetivo (El Dorado!) E um MacGuffin (o anel). Desde que todos tentem obter o que lhes permite, todos no script estarão ativos. A motivação de todos será clara e, assumindo que você pode criar personagens atraentes, idéias originais e alguma nova execução, você será bom.
O Uncharted consegue isso às vezes e não em outros. É superdesenvolvido ao extremo. Às vezes, você redigiu um rascunho tão complicado, tão enredado e tão devotado às suas adornos originais, que o melhor curso de ação é abrir um novo documento e começar de novo. É incrível o que você pode conseguir com 110 páginas vazias à sua frente, em vez de tentar encaixar, girar, mexer e virar cada palavra para que o quebra-cabeça se reúna no final.
[] O que diabos eu acabei de ler?
[x] não foi para mim
[] valeu a leitura
[] impressionante
[] gênio
O que eu aprendi: Então, vamos falar sobre por que Carnahan gostou tanto da cena de abertura. Drake acorda em um avião acidentado que oscila à beira de um penhasco. Ele está gravemente ferido, alguns bandidos estão vindo para matá-lo, então ele deve encontrar uma saída daqui pronto. Essa abordagem de abertura é conhecida como "in media res", que é uma maneira elegante de dizer "no meio da ação". Abrir seu script em media res é uma das maneiras mais fáceis de chamar a atenção do leitor, porque já estamos no meio de alguma ação e queremos ver como vai dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário